1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

.

Rosa Dourada é a campeã do Carnaval em Canoas

A escola de samba Rosa Dourada é a campeã do Carnaval na Paz 2013 em Canoas. O resultado foi anunciado após a apuração oficial, que foi realizada desde às 18h30 desta terça-feira, 12, no Parque Eduardo Gomes, onde são realizados os desfiles. O segundo lugar do grupo Especial foi para a escola Acadêmicos do Rio Branco, enquanto que Os Tártaros, ocupou o terceiro lugar.


No Grupo de Acesso, a campeã foi a escola Império da Mathias Velho, e o segundo colocado foi a aspirante Pérola Negra.

Com as classificações, as duas escolas do Grupo de Acesso sobem para o Especial nos desfiles de 2014.


A última colocada no grupo Especial, Unidos do Guajuviras, caiu para o grupo de Acesso.
Nos desfiles dos blocos, o campeão foi o Aquarela do Samba.

Confira as pontuações:


Grupo Especial


1º lugar = Rosa Dourada (177.1 pontos)
2º lugar = Acadêmicos da Rio Branco (176.4 pontos)
3º lugar = Os Tártaros (175.7 pontos)
4º lugar = Nossas Raízes (175.1 pontos)
5º lugar = Acadêmicos de Niterói (173.6 pontos)
6º lugar = Imperatriz da Grande Niterói (171.8 pontos)
7º lugar = Unidos do Guajuviras

Grupo de Acesso

1º lugar = Império da Mathias Velho (174 pontos)

2º lugar = Pérola Negra (170.9 pontos)

3º lugar = Nenê da Harmonia (166.2 pontos)
4º lugar = Guardiões da Bom Sucesso (165.4 pontos)
5º lugar = Estado Maior da Rio Branco (140.8 pontos)

Blocos

1º lugar = Aquarela do Samba (149.7 pontos)
2º lugar = Ases do Ritmo (145.1 pontos)

 

Rosa Dourada

A escola da Vila Cerne conquistou o primeiro lugar do grupo Especial canoense sete anos após sua estréia na avenida do samba. "É um trabalho único de nossa comunidade, nosso esforço. Estou muito emocionada", disse entre lágrimas a presidente da agremiação, Irene Mancy.


Saudada por uma grande torcida, a Rosa Dourada, também do grupo Especial, buscou o tesouro perdido em seu samba-enredo. Um barco abriu o desfile com piratas, Peter Pan e outros personagens, que interagiram com o público. Os integrantes representavam a busca da paz, das fantasias infantis, de tesouros do universo e do fundo do mar, do ouro e de pedras preciosas, no caso da ala das baianas. Fantasias com pisca-pisca e muito samba no pé empolgaram do início ao fim do desfile.

 

Carnaval começa em março


Conforme o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, o resultado final das duas noites de desfile foi muito positivo. "Foi um Carnaval de Paz, belo", disse. Ele afirma que já a partir de março iniciam as reuniões com o Conselho de Presidentes das Escolas a fim de formular a folia para o próximo ano. "Trataremos de calendários, ações". Entre as atividades, Alabarse pretende incluir as comunidades carnavalescas em oficinas, como corte e costura e adereços, que fazem parte de um pacote que está sendo pleiteado junto ao Ministério da Cultura, de quatro capacitações voltadas à produção para o Carnaval.


O Carnaval na Paz em Canoas reuniu em duas noites (domingo 10 e segunda-feira 11), um público de 24 mil pessoas no Parque Esportivo Eduardo Gomes, onde foi montada a avenida do samba. Uma ampla estrutura que inclui serviços de saúde, segurança, estacionamentos, horários especiais de ônibus, arquibancadas e potente iluminação garantiu o brilho da festa canoense.


No camarote oficial, o prefeito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo, a primeira-dama Thais Pena, secretários, coordenadores e vereadores acompanharam as duas noites de desfile.

A Corte do Carnaval canoense, formada pelo Rei Momo Pedro Gregório, rainha Dryelli Taianne Silva Dias e princesas Danyely Damaceno e Letícia Caroline dos Santos Costa, foi para a pista junto com as escolas e recebeu o carinho do público.

Canoas também recebeu as visitas, no Sambódromo, do Rei Momo Vilmar Baun, rainha Daniela Bauerman e 1ª princesa Patrícia da Silva, de Estância Velha. Também representaram o município do Vale do Sinos Júlia Rios, Bruna Adams e Ima Pommer.


O júri do Carnaval na Paz 2013 foi composto da seguinte forma:

Bateria
*Mestre Jorjão (Jorge de Oliveira) - Diretor de bateria - Viradouro Mocidade, Santa Cruz, Tuiuti, Grande Rio e Acadêmicos do Tucuruvi/SP.
*Marcos Paranhos - diretor de bateria (apoio) e ritmista: Acadêmicos de Santa Cruz, Mocidade Independente, Acadêmicos da Grande Rio, Tuiuti e Viradouro.

Harmonia
*Junior Melodia (Antônio Carlos Jesus Jr.) - Músico e compositor: Flor da Mina do Andaraí, São Clemente, Unidos da Tijuca e Porto da Pedra.
*Tiãozinho Mocidade (Sebastião Amorim) - Cantor e compositor - integrante da Ala da Velha Guarda da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Evolução
*Raphael Gomes - Músico - ex-integrante do Departamento de Harmonia e Evolução da Grande Rio.
*Arnaldo Lyrio - Radialista - ex-diretor de Harmonia e Evolução do Império da Tijuca e Unidos do Jacarezinho.

Enredo
*Luiz Carlos Rangel - Professor de História, ex-integrante do Departamento de Harmonia do Acadêmicos da Grande Rio e Salgueiro.
*Katia Cristina Nascimento - Professora de História, ex-julgadora da Riotur /RJ.

Samba-enredo
*Moleque Silveira (Cléudio Silveira) - Radialista, compositor da Inocentes da Baixada, Jacarezinho e Campeão 2013 / Mocidade Independente de Padre Miguel e autor do consagrado "Sonhar Não Custa Nada".
*José Mauro Mendes - Professor, maestro, compositor, ex-diretor de harmonia musical da Mocidade Independente Padre Miguel.

Alegorias
*Sônia Regina Campos - Técnica cenográfica - ex- TV Globo.
*Elaine Cristina Souza - Coordenadora de atelier da Lins Imperial - ex-integrante dos departamentos de Harmonia da Grande Rio e da Acadêmicos do Salgueiro.
Fantasia


*Jeronimo de Castro - Ex-presidente da Lins Imperial, ex-integrante do departamento de Harmonia da Grande Rio.
*Sônia Regina Jacinto - Designer de jóias - ex-assistente de desfiles da Riotur.


Mestre-sala e porta-bandeira
*Marilene Barbosa - Professora de dança, ex-coordenadora das Alas Coreografadas e Passistas da Mocidade Independente de Padre Miguel.
*Daniele Louriçal - Ritmista da Beija Flor, coordenadora de Alas e Auxiliar de Barracão da Lins Imperial

Comissão de Frente
*José Eduardo Pinto - Professor, artista plástico e coreógrafo.
*Elenice Rosa Silva - coordenadora de Alas e Auxiliar de Barracão do Gres Independentes da Praça da Bandeira e Unidos do Jacarezinho.

A previsão de entrega dos troféus para os campeões, conforme a Secretaria de Cultura, é de após duas semanas.

 


Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha - Prefeitura de Canoas


Ir para o Topo
LiveZilla Live Help