1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

.

Três vítimas do incêndio em Santas Maria internadas no Hospital Universitário em Canoas

O Hospital Universitário Mãe de Deus Canoas (HU) confirmou que três jovens vítimas do incêndio na cidade de Santa Maria estão internados no local. O primeiro paciente,de 19 anos, chegou ainda na tarde de domingo, por volta das 17 horas. Ele chegou

acompanhado pela mãe, em viagem feita em uma ambulância do Samu até Canoas.

Durante a madrugada, por volta da 1 hora, chegou ao HU seu irmão gêmeo. Ambos estavam na boate Kiss onde comemoravam aniversário. O outro paciente é uma jovem de 24 anos, que também chegou durante a madrugada.

 

 

Conforme boletim do Hospital, os três pacientes estão em estado grave porém estável, e respiram com a ajuda de aparelhos.

Os três hospitais de Canoas estão de prontidão para receber pacientes vindos de Santa Maria e prestar suporte aos hospitais da Capital. A determinação foi feita pelo prefeito Jairo Jorge ainda pela manhã de domingo, quando também fez contato com o Governo do Estado informando a medida. A rede de atendimento básica também poderá acolher pacientes se mais vítimas do incêndio tiverem que ser atendidas nos hospitais. As informações foram prestadas pela secretária sdjunta de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Ivana Fuzina e pelo diretor técnico do HU, Dr. Euler Manenti.

 

Leitos

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, no HU e no Hospital Nossa Senhora das Graças estão disponíveis pelo menos 10 leitos de Terapia Intensiva para tratar de casos de vítimas de queimaduras em estado crítico, que inclui suporte de ventilação mecânica. A Central de Regulação do Estado acionou o HU, pedindo a disponibilidade de quatro leitos. Além do paciente que chegou durante a tarde, outros dois estariam sendo deslocados para chegarem ainda hoje em Canoas. No HU, a estrutura inclui também o acolhimento à familiares, com profissionais de psicologia no amparo.

No Hospital Nossa Senhora das Graças, além de cinco vagas em UTI, outros dois quartos para emergência estão prontos.

O Hospital de Pronto Socorro de Canoas foi designado para dar retaguarda aos atendimentos de trauma da região e interior, possibilitando que os hospitais que atendam vítimas do incêndio, possam encaminhar outros casos ao HPSC.

Ainda no Hospital Universitário, é cogitada a opção de pouso de helicópteros se houver necessidade. Aeronaves transportando vítimas da tragédia em Santa Maria podem pousar no gramado do Complexo Esportivo da Ulbra, há poucos metros do HU.

 


Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha - Prefeitura de Canoas


Ir para o Topo
LiveZilla Live Help