1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

.

Inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos são só até amanhã

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informa que estão prorrogadas até o dia 5 de abril, as inscrições para cursos profissionalizantes em parceria com o Senai e Senac. As capacitações são parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional e melhorar as condições de inserção ao mercado de trabalho.

 

Os cursos do Pronatec serão custeados integralmente pelo governo federal e gerenciados pelo município por meio da SMDS.


Podem participar os beneficiários titulares ou dependentes com cadastro atualizado dos programas sociais (Cadastro Único), ou seja, famílias com renda até três salários mínimos, com idades entre 16 e 59 anos. A escolaridade e idade mínima exigida é divulgada pelas unidades de ensino, conforme pré-requisito de cada curso.


As famílias que possuem renda familiar de até 3 salários mínimos (R$1.866,00) podem procurar o CRAS para fazer seu cadastro no CADÚnico. Tendo tempo hábil para o cadastramento para gerar o NIS, a inscrição do PRONATEC será validada, ou então, serão inscritas nas turmas do segundo semestre.

As inscrições poderão ser feitas nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, nos seguintes endereços:


- Cras Mathias Velho: Av. Rio Grande do Sul, 5070, Mathias Velho, Telefone: 34636717
- Cras Guajuviras: Av. 17 de Abril, 28, Guajuviras, Telefone: 34784316
- Cras Niterói: Rua Paraná, 474, Niterói, Telefone: 34781101
- Cras Harmonia: Rua Dr. Sobral Pinto, 35, Harmonia, Telefone: 34250083
- Cras Sudoeste: Rua Rui Barbosa, 850, Fátima, Telefone: 3465-4805


Cronograma


De 15 a 30 de março - Inscrição nos CRAS
De 26 de março a 11 de abril - Abertura e realização das pré-matrículas no Sistec
De 12 a 18 de abril - confirmação de matrícula na primeira chamada
De 19 a 20 abril - confirmação de matrícula na segunda chamada
23 de abril* - Previsão de início das aulas


Cursos oferecidos


Senai


Ajustador Mecânico - 45 vagas - (5ª. série ou 6º. ano Ensino Fundamental)
Auxiliar Administrativo - 70 vagas - (Ensino Fundamental Completo)
• Outras 180 vagas serão disponibilizadas ao longo do ano de 2012 nesses cursos ofertados pelo Senai.


Senac


Auxiliar Administrativo - 50 vagas - (Ensino Médio Incompleto)
Auxiliar de Tesouraria - 30 vagas - (Ensino Médio Incompleto)
Vendedor - 25 vagas - (Ensino Fundamental Completo)
Cuidador de Idoso - 50 vagas - (Ensino Fundamental Completo)
Desenhista de moda - 14 vagas - (Ensino Médio Incompleto)
Modelista - 15 vagas - (Ensino Fundamental Incompleto)
Manicure e Pedicure - 26 vagas - (Ensino Fundamental Incompleto)
Montagem e Manutenção de Computadores - 24 vagas - (Ensino Fundamental Incompleto, ter conhecimentos em Windows).

Total de vagas (em abril) -234


• Outras 516 vagas serão disponibilizadas ao longo do ano nesses e outros cursos (recepcionista, costureiro e operador de computadores) ofertados pelo SENAC.


• Os interessados poderão realizar suas pré-inscrições nos CRAS permanentemente.
Inscrição no Pronatec


A pré-inscrição manual será feita nos CRAS e a SMDS fará a inscrição no Sistec/MEC. A inscrição no SISTEC/MEC gerará um comprovante de inscrição que deverá ser entregue ao beneficiário, indicando os detalhes do curso, tais como: endereço da unidade de ensino, data de início, carga horária, entre outros. Por isso, o beneficiário deverá ser orientado a voltar no CRAS para buscar o seu comprovante de inscrição no primeiro dia de matrículas (data a ser informada após confirmação pelas unidades de ensino). Após, o beneficiário deverá comparecer à unidade de ensino, na data que estará indicada no comprovante de inscrição, onde será recebido para confirmação da matrícula.


O interessado deverá ser informado que perderá o direito ao curso se não confirmar sua matrícula antes do início das aulas.


Documentos necessários para a inscrição:


- Número de Informação Social (NIS) da família;
- Cadastro para Pessoas Físicas (CPF).


Esses documentos, assim como as informações contidas na ficha de inscrição, são fundamentais para a validação da inscrição no Sistec, por isso seu preenchimento é obrigatório.


Documentação necessária para a matrícula


- Cópia e original da Carteira de Identidade (RG);
- Cópia e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Cópia e original do comprovante de residência atualizado;
- Cópia e original do comprovante escolar.


* Esses documentos devem ser levados em mãos na Unidade de Ensino (Senai ou Senac), juntamente com o comprovante de inscrição.


Resumo dos Cursos de Qualificação Profissional

Ajustador Mecânico


Ajustador mecânico é o profissional que apresenta as competências necessárias para ajustar, reparar, instalar peças e equipamentos em conjuntos mecânicos e dispositivos de usinagem e controle de precisão, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.


Auxiliar Administrativo


Realizar serviços de apoio nas áreas de administração, recursos humanos, finanças e logísticas, cumprindo os processos e rotinas estabelecidas pela empresa, com foco nos padrões de qualidade requeridos. Desenvolve as seguintes competências: executar rotinas de organização de documentos; executar atividades de apoio na área administrativa; prestar apoio logístico a área administrativa e desenvolver as competências de gestão.

Auxiliar de Tesouraria
Atua diretamente na emissão de notas fiscais (manual e/ou eletrônica), efetua a classificação fiscal e contábil, auxilia na apuração e preenchimento das guias de recolhimento dos impostos e organiza (guarda) arquivos de documentos, com base na legislação tributária, para registro da movimentação fiscal e atendimento ao Fisco.


Recepcionista


Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial), utilizando o Português e, expepcionalmente, o Espanhol e o Inglês. Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Tria informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente. Ao identificar dificuldades no atendimento, propõe alternativas de solução ou melhoria.


Vendedor


Apresenta os produtos e serviços da empresa, os quais conhece em profundidade, Identifica os tipos de cliente. Negocia e argumenta com o cliente. Prepara mercadorias para venda. Apoia e presta serviços ao cliente. Demonstra produtos. Executa a venda e a pós-venda. Expõe mercadorias no ponto de venda. Registra a entrada e a saída de mercadorias.


Cabeleireiro


Atua no segmento de beleza, realizando higienização, hidratação, escovação, cortes em linhas e ângulos, coloração, descoloração e desondulação dos cabelos. Utiliza produtos e equipamentos adequados às técnicas de embelezamento, considerando as tendências da moda e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.


Cuidador de idoso


Cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento.


Manicure e Pedicure


Atua no segmento de beleza, realizando higienização, lixamento, corte, polimento e esmaltagem das unhas. Utiliza diferentes técnicas, procedimentos de biossegurança, materiais e produtos, conforme as necessidades e características do cliente, respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.

Costureiro


A partir de moldes pré-definidos, corta, costura e monta peças completas do vestuário, aplicando as técnicas de costura para tecidos planos, observando o sentido do fio do tecido e a sequência operacional.


Modelista


Modela peças do vestuário, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes.


Desenhista de moda


Desenha croquis, utilizando técnicas de desenho e pintura, aplicando referências iconográficas de moda no desenvolvimento de peças ou coleções. Desenvolve desenhos de moda, dando forma e funcionalidade, e pesquisa moda, trabalhando sob a supervisão técnica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.


Montagem e Manutenção de Computadores


Realiza manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e software aplicativos. Monta, instala e repara microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.


Operador de computadores


Utiliza aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilha eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos. Pesquisa e navega na internet. Usa correio eletrônico. Instala e configura sistema operacional, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza a entrada e saída de dados em sistemas de informação, seleciona programas de aplicação a partir da avaliação do usuário, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.


Outras informações:


- Os primeiros inscritos que atenderem os critérios de prioridade terão 01 (uma) semana para comparecer na Unidade de Ensino (SENAI ou SENAC) e efetuar a confirmação da matrícula. Ainda havendo sobra de vagas, serão chamados os primeiros inscritos no cadastro reserva em segunda chamada, que ocorrerá em dois dias.


- O certificado será concedido para os alunos que obtiverem pelo menos 75% de frequência nas aulas.


- Qualquer membro da família poderá se matricular nos cursos, não havendo limite por família.


- Uma vez concluído um curso, o beneficiário poderá se matricular em outro curso, sem restrições.


- As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e cadastradas no Cadastro Único, vão contar com um abono de R$ 50,00. Esta iniciativa fará parte do RS Mais Renda, dentro do Programa RS Mais Igual.


- Em havendo maior demanda, que atenda os pré-requisitos e prioridade de acesso, do que o número de vagas, será realizado um sorteio por uma Comissão indicada pela SMDS.

 


Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha - Prefeitura de Canoas


Ir para o Topo
LiveZilla Live Help