1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

.

Procissão terrestre e fluvial em homenagem a Nossa Senhora de Navegantes

A 23ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas terá início às 7h30 desta quinta-feira, com missa na Paróquia Imaculada Conceição (rua José de Alencar s/n - entorno da Praça Lotário Steffens, bairro Rio Branco.

 

Após, por volta das 8h45, está previsto o início da procissão terrestre, com a imagem de Nossa Senhora de Navegantes sendo transportada até o areal, localizado no final da rua Boa Saúde, para acessar o Arroio das Garças, com o seguinte trajeto:

- Saída Paróquia Imaculada Conceição - Rio Branco
- Rua José de Alencar
- Rua Boa Saúde
- Areal para embarque
- Via Fluvial até Prainha do Paquetá.

Dali, a imagem e peregrinos seguem em procissão fluvial até a Prainha de Paquetá.

Às 10h30, com a chegada na Prainha, está prevista a bênção dos barcos na foz do Rio dos Sinos, acolhida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e procissão até o altar, onde acontecerá uma missa campal.

Ainda no Paquetá, às 12 horas, será realizada a Inauguração da revitalização da Prainha do Paquetá, que recebeu três quiosques novos, um quiosque revitalizado, trapiche de contemplação ao rio, início de um passeio e rampa de desembarque/embarque de barcos.

A tradicional festa de Navegantes terá como tema neste ano "Em defesa da água", e tem o apoio da Prefeitura Municipal, Paróquia Imaculada Conceição, Clube Náutico Albratroz, Associação para Pesquisa de Técnicas Ambientais (APTA) e Associação de Moradores e Pescadores da Praia do Paquetá (AMPPPA).

Serão utilizados na procissão fluvial o barco Noiva do Caí, com capacidade para 200 pessoas, e o catamarã Martim Pescador, que pode transportar 60 pessoas. As demais embarcações terão que retirar "passaporte" junto aos organizadores.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 2 de fevereiro
7h30 - missa na Paróquia Imaculada Conceição (
8h45 - procissão terrestre da paróquia até o Rio Gravataí
9h15 - procissão fluvial - saída do Rio Gravataí
10h30 - chegada na Praia do Paquetá - bênção dos barcos na foz do Rio dos Sinos, acolhida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e procissão até o altar
11h - missa campal
12h - bênção da saúde
12h30 - ato ecológico, Inauguração da revitalização da Prainha e ato inter-religioso
14 horas - até de umbanda
13h às 17h - festejos populares

 

Dicas aos participantes

Use chapéu, boné ou sombrinha para se proteger do sol
O protetor solar é de uso indispensável
Hidrate-se, carregue consigo uma garrafa com água
Evite desconfortos, use roupas leves e apropriadas para o evento

Ir para o Topo
LiveZilla Live Help