1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

.

Comércio do Município abre cerca de 800 vagas temporárias

A temporada de contratações de trabalhadores temporários para o comércio no final do ano já está aberta, mas o setor encontra dificuldades em preencher as vagas. A falta de profissionais qualificados é apontada como o maior problema. Neste ano, o Natal e Ano Novo devem empregar cerca de 800 pessoas, calcula a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas (CDL), Ellen Bitencourt. E sempre há chance de efetivação, lembra a empresária.

 

Gerente de loja em uma grande rede de varejo, Anderson Ribeiro conta que sua unidade abriu duas vagas no início de outubro. Uma foi preenchida quase que imediatamente. Já a segunda, somente poucos dias atrás. “Falta experiência e qualificação”, observa.

Aproveitando a oportunidade, Cláudia Maciel Comiccioli, 27 anos, pretende dedicar-se bastante para conseguir ser efetivada. Empregada no comércio desde a adolescência, ela garante que ficou poucas vezes desempregada. “Mas é preciso buscar qualificação, aproveitar os treinamentos oferecidos pelas empresas”, sugere.

 

Lojistas estão receosos com preenchimento

O presidente do Sindilojas, Itamar Tadeu Barbosa da Silva, garante que a movimentação em torno das contratações para o Natal é grande em Canoas. Aponta, no entanto, a grande dificuldade em encontrar pessoas qualificadas. “Estou com problemas na minha empresa. Abri duas vagas e até agora não consegui preencher.”

Itamar orienta quem busca vaga no comércio a procurar qualificação durante o ano. “As entidades oferecem cursos”, afirma. Mesmo com este problema, o empresário aposta em um Natal de “muitos empregos e muitas vendas”. Ellen Bitencourt, da CDL, também diz-se otimista com o movimento, mas preocupada com a qualidade da mão de obra. “As vagas de caixa, pacote e atendimento serão preenchidas rápido. Mas outras áreas deverão ter problemas”, reconhece.

 

Não basta saber só o manual

A presidente da CDL, Ellen Bitencourt, lembra que o acesso à Internet deixa o consumidor muito preparado na hora de comprar. “Não basta o vendedor conhecer o manual. Ele tem que saber detalhes do produto que vai oferecer”, opina a empresária. Para ajudar, a CDL oferece cursos durante todo o ano. Conforme Elen, a grade da programação está fechada desde agosto e vai até dezembro. “É uma boa oportunidade para entrar no mercado”, diz a presidente.

 

Apenas 3% são contratados

A dificuldade em encontrar pessoas habilitadas a trabalhar no comércio também preocupa do presidente do Sindicato dos Comerciários de Canoas, Antônio Fellini. Ele acredita que sejam oferecidas cerca de 700 vagas no setor para este final do ano. Do total, apenas 3% devem ser efetivados. “Depende muito das empresas”, opina Fellini.

 

“Esqueça que é temporário”

O psicólogo Adriano Teiga, professor nos cursos de Gestão em Recursos Humanos e de Administração da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) sugere que o trabalhador esqueça que a vaga é temporária. “Pense que é uma seleção maior, de 90 dias”, fala o especialista.

Entre as dicas de Teiga está a dedicação e entender as necessidades da empresa, para atendê-las. “O cliente, além da pessoa que entra na loja para comprar, é o empregador, que contratou a sua mão de obra.”

Também é importante a postura durante o expediente. Cuidados com a aparência, mostrar interesse ao chefe imediato e apresentar resultados podem auxiliar para que o novo funcionário seja efetivado na função. A seguir, algumas dicas para garantir que a efetivação depois do Natal.

 

Dicas para ficar na vaga

Ter atitude e demonstrar que não é temporário

Entender e atender as necessidades da empresa

Atender bem, saber vender o produto e, o óbvio: não faltar, não atrasar e não reclamar

Demonstrar interesse ao chefe imediato. Ler manuais dos produtos, aprender sobre o que está vendendo. “Fazer o marketing pessoal”, ensina Adriano Teiga.

Aproveitar o período para aumentar a rede de contatos, que pode ser útil mais tarde para voltar ao mercado.

 

Fonte:

Daniele Balbinot - Diário de Canoas


Ir para o Topo
LiveZilla Live Help