1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

.

Estudante Erick Barragon é elogiado como referência de conscientização

"O exemplo de Erick é um momento de alegria, representa a esperança de uma Canoas melhor". A declaração foi feita na manhã de hoje pelo prefeito Jairo Jorge, durante a solenidade de entrega do prêmio do 5º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). O ato ocorreu durante a 116.ª Reunião de Secretariado, no Gabinete.

O estudante da EMEF Coronel Franciso Pinto Bandeira, Erick dos Santos Barragon, de 10 anos, recebeu o prêmio (certificado, notebooke MP3) das mãos do prefeito e do chefe da Controladoria-Regional da União no Estado, Fabio do Valle da Silva. Erick conquistou o segundo lugar nesse concurso, na Categoria Redação I - 6º ano. O evento teve como tema "A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!" e mobilizou milhares de estudantes de todo o Brasil.

Junto com o prêmio da CGU, o prefeito entregou a Erick uma almofada de notebook, da coleção Mov Urb, produzida pelas mulheres do projeto Canoas Criativa - Mulheres Identificando sua Autonomia, promovido pelo Movimento Ação por Canoas (Maca).

A controladora-geral do Município, Mari Manteli, observou que há um trabalho sistemático nas escolas. "A CGU é parceira de Canoas desde 2009". Manteli e o prefeito também lembraram o trabalho pioneiro do ex-titular da CGM, Ivo Lech, peresente na ocasião. Ainda neste mês, ela observa que serão distribuídas sete mil cartilhas nas escolas para a abordagem didática da transparência e controle social.

 

Pioneirismo

Para o chefe da CRU/RS, Fábio da Silva, a conquista de Erick é expressiva, pois envovleu uma disputa de centenas de milhares de estudantes. Ele também lembro o interesse da parceria da CGU e da CRU/RS com Canoas, que criou em 2009 a primeira Controladoria municipal. "É uma relação que queremos prosseguir fortalecendo", salienta. Em sua fala o prefeito também destacou a importância de iniciativas como essa para a superação do problema da corrupção no País. "Quanto mais conscientização das futuras gerações, mais teremos cidadãos que não serão tolerantes com isso", observa.

Além de secretários e coordenadores de todas as áreas do governo, participaram do ato a vice-prefeita, Beth Colombo; o líder de governo, vereador Paulo Ritter; o coordenador regional das Ações de Prevenção e Combate à Corrupção, Ivan Jadovski; a diretora da EMEF Francisco Pinto Bandeira, Lucimar Nunes Baptista; a professora do aluno vencedor, Maria Selva Lugo e os pais do aluno, Laurinda dos Santos Barragon e Edilton Reis Barragon.

Saiba mais sobre o 5º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU) aqui.

 


Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho - Prefeitura de Canoas

Ir para o Topo
LiveZilla Live Help